Seguir um código de ética tira das mãos dos colaboradores uma série de decisões de natureza moral, agregando profissionalismo para a empresa.
Confere, ainda, maior padronização no dia a dia, beneficiando áreas como o atendimento ao cliente e Recursos Humanos.
Quando todos sabem o que é, ou não, tolerado pela companhia, podem adaptar suas ações, diminuindo a insegurança no trato com outras pessoas e situações.
O resultado é um ambiente mais tranquilo e harmônico, com impacto positivo sobre o clima organizacional.
Organizações que não se atentam a isso correm o risco de perder seus clientes por causa de comportamentos inadequados, preconceituosos ou desrespeitosos.
Nos tempos atuais, muitos gestores entenderam que seus recursos humanos são o ativo mais importante da companhia, portanto, precisam ser geridos com qualidade.
Sem o suporte de códigos e políticas, fica difícil estabelecer parâmetros que mantenham a satisfação dos colaboradores, como a valorização da equidade, combate ao assédio moral e bullying.
Com regras claras, os líderes conseguem gerenciar a rotina e os conflitos de forma mais justa e assertiva.