Para lidar com situações inesperadas, que podem trazer prejuízos financeiros, administrativos e para a reputação da marca, é crucial uma equipe jurídica que implemente ações e medidas a fim de minimizar os efeitos negativos causados por ela.
O gerenciamento de crise envolve quatro pontos fundamentais: A prevenção, que deve antecipar-se a todos e quaisquer riscos; a preparação, que deve ter tudo mapeado, procedimentos definidos e treinamentos atualizados; a resposta, que deve estar pronta para agir com rapidez, de forma efetiva, em qualquer situação; e a recuperação, que precisa ser capaz de assegurar o restabelecimento imediato das atividades.
Para uma gestão eficiente quando os problemas surgirem, o planejamento pode ser desdobrado em um manual de crise, que contenha os passos a serem dados e quais pessoas estarão envolvidas na solução do problema. Para que tudo isso funcione de forma adequada, é importante reunir uma equipe multidisciplinar que vai colher dados e informações. Tudo com o suporte da equipe jurídica desde o primeiro momento de criação do manual.
A gestão de crises preserva a imagem da marca, agindo para impedir que uma percepção negativa avance. Evita que problemas semelhantes se repitam, ao antecipar problemas e desenvolver planos eficientes. Além de facilitar a tomada de decisões de maneira mais consciente, assertiva e estratégica diante de um problema. Este é um processo de aprendizagem contínuo que demanda cautela e uma assessoria jurídica preparada.