Sabemos que o sonho de todo empresário é expandir seus negócios. Porém, abrir filiais pode ser inacessível devido aos altos custos, por isso uma opção de ótimo custo-benefício é o Franqueamento da marca.

Apesar disso, não basta apenas ofertar a franquia, é necessário um planejamento minucioso e para isso contamos com o modelo de Franchising, esse recurso é um conjunto de metas e objetivos que dependem de ações direcionadas do franqueador e sua equipe. Mas não só isso: o processo requer conhecimento e profissionais experientes, pois não é uma tarefa simples.

 

Como realizar um plano de expansão de franquias?

O primeiro passo é encontrar uma assessoria jurídica especialista em franchising para auxiliar a sua empresa a realizar um plano de expansão viável financeiramente, pois por mais que grande parte dos investimentos sejam feitos pelos franqueados, para que sua marca seja vendável é preciso que você invista em estrutura e padronização de processos na empresa.

 

Fica a cargo do franqueador:

  • Criar um programa de treinamento 
  • Dispor de ferramentas para o suporte aos franqueados. 

 

Com o planejamento de expansão por Franquias, direitos e deveres de ambas as partes são delimitados e regulamentados por instrumentos jurídicos obrigatórios.

No franchising, existem três principais:

  1.  A Circular de oferta de franquia (COF);
  2.  O pré-contrato e;
  3.  O contrato de franquia. 

 

É importante que antes de colocar a franquia para venda, o franqueador certifique que todos os processos e contratos estejam corretos. Assim, irá garantir que complicações futuras sejam evitadas.

Como você viu, a tarefa de expandir sua rede pode ser bem complexa. Por isso é imprescindível contar com a ajuda de assessoria jurídica. 

 

Faça o processo com calma, de forma correta e completa para que nenhum imprevisto desagradável aconteça.