Tomar decisões embasadas é essencial para toda empresa. Uma consultoria jurídica eficaz resguarda o negócio quanto ao cumprimento dos trâmites legais e sana dúvidas sobre a legislação envolvida e possíveis problemas relacionados à contratação de serviços, funcionários, demissões e outros aspectos.

Uma consultoria jurídica enxerga problemas futuros e antecipa soluções para lidar com eles. Auxilia o gestor na tomada de decisões que implicam no crescimento da empresa e possibilita antever problemas, celebrar contratos com mais segurança e economizar tempo e dinheiro. Além disso, é mais econômico recorrer à consultoria preventiva do que contratar um advogado à posteriori para dirimir disputas judiciais que poderiam ter sido evitadas.

Para garantir a segurança do negócio, a consultoria tomará medidas de prevenção por meio de auditoria na empresa e adequação de contratos, inclusive os produzidos por terceiros. A tomada de uma decisão errada durante uma negociação pode acarretar prejuízos incalculáveis. Quando não se possui uma assessoria jurídica, corre-se sérios riscos em uma negociação, tanto na celebração de contratos com cláusulas duvidosas quanto pela inobservância de leis.

Outras vantagens de uma consultoria jurídica são a valorização da reputação da empresa, diminuição considerável dos custos com processos, garantindo uma economia significativa para o negócio, aumento das alternativas para solução de conflitos e considerável ganho de tempo e produtividade, que antes seriam desperdiçados na resolução de conflitos.

O melhor momento para a contratação de uma consultoria jurídica é exatamente quando houver um assunto a ser resolvido, que necessita de orientação jurídica, ou quando deve ser tomada uma decisão que pode ter repercussões jurídicas. Assim, já se comprova como a assessoria jurídica é um recurso valioso, capaz de economizar recursos e proteger a sua empresa.