Para entendermos como o Compliance poderia ter evitado o rombo de mais de R$20 bilhões da Americanas, primeiramente precisamos compreender muito bem o que é e qual o seu papel!

O que é Compliance?

Toda a empresa, inclusive as pessoas que trabalham nela, devem se comportar de acordo com as regras de organismos reguladores. Por isso, um programa de Compliance envolve todas as políticas, regras e controles internos e externos, e é aplicado em todas as áreas do negócio: ambiental, trabalhista, financeiro, operacional, contábil e até de segurança do trabalho.

O objetivo do Compliance é identificar e corrigir irregularidades para:

  • Evitar corrupção e fraudes;
  • Impedir que a imagem e reputação da empresa sejam prejudicadas;
  • Gerar valor e credibilidade ao negócio;
  • Prevenir conflitos judiciais;
  • Assegurar a sobrevivência da empresa;
  • Respeitar não só as obrigações legais, mas os valores relacionados a ética, sustentabilidade e cultura da empresa também.

Mas, o que aconteceu com a Americanas? 

Estima-se que durante 7 a 9 anos, a empresa fez uso da prática de risco sacado, ou forfait, que consiste na antecipação de recebíveis, serviço oferecido por bancos. Trata-se de uma prática muito comum entre empresas do setor de varejo, onde elas recebem de seus fornecedores produtos ou serviços antecipadamente. O fornecedor gera uma fatura com prazo a ser financiado pelo banco credor do risco sacado. 

Quando isso acontece, o valor de venda não é considerado na contabilidade pelo fornecedor. E a empresa, que deveria colocar o valor como passivo oneroso, considera como passivo de fornecedores. Ou seja, uma dívida bancária foi registrada no balanço como uma dívida operacional com fornecedor, gerando o rombo de R$20 bilhões!

Comparando com a realidade pessoal, seria como ter uma dívida e usar o cartão de crédito para pagá-la. Na verdade, você não a pagou, você adquiriu novos juros na mesma dívida, apenas dá a ela um novo nome. Nesse caso, você está enganado a si mesmo, no caso da Americanas, enganou também seus investidores.

Desta situação escandalosa, podemos tirar uma grande lição sobre Compliance: realizar a escrituração das transações da empresa sempre de forma correta e transparente. Não havia motivos para a Americanas registrar uma obrigação financeira com o banco como uma obrigação operacional com o fornecedor, e olha só no que deu. 

Sendo assim, tenha sempre o programa de Compliance da sua empresa em dia e para isso, conte com uma boa assessoria jurídica, que garanta a adequação do seu negócio às normas, leis e regulamentos relacionados à sua atividade, protegendo a empresa, os seus sócios e o seu patrimônio!