A Due Diligence Trabalhista pode ser utilizada para um outro objetivo que cada vez ganha mais força entre os empresários: o Diagnóstico de Gestão Trabalhista nos setores de RH.

A gestão de pessoas cada vez mais é uma das áreas que merece atenção dos gestores e empresários.

A legislação que regulamenta as relações trabalhistas é extensa e complexa e muda com constância.

As políticas internas de cada organização, seus códigos de conduta e ética, muitas vezes não são claras e não estão alinhadas às exigências legais, ou são inexistentes, gerando uma vulnerabilidade da empresa perante os órgãos fiscalizadores e à justiça do trabalho.

due diligence trabalhista é um processo de análise de documentos, regulamentos e procedimentos e rotinas internas das empresas que são afetadas pela legislação trabalhista, para EVITAR GASTOS E RISCOS da empresa em futuras ações ou multas administrativas, pelo que traz inúmeros benefícios, como:

  • Redução do ingresso de reclamatórias trabalhistas;
  • Diminuição de riscos de multas administrativas em fiscalização dos órgãos governamentais;
  • Redução de eventuais condenações em ações defendidas;
  • Identificação de irregularidades nas contratações e nos pagamentos de salários e benefícios, reduzindo os custos da empresa;
  • Melhoria das relações entre empresa e empregados.

O resultado da Due Diligence Trabalhista pode ser trabalhado como um Plano de Ação de melhoria e serve, também, como base de uma implementação do procedimento de compliance.